Por que contratar uma consultoria para PPPs

Por que contratar uma consultoria para PPPs

PPPs (ou parcerias público-privadas) são projetos que têm tudo para serem bem-sucedidos. No entanto, existem muitos elementos que entram em jogo nesse tipo de parcerias. Por conta disso, uma possibilidade interessante é contar com um auxílio externo na forma de uma consultoria contratada. Mas há realmente vantagens em optar por esse tipo de serviço? Em outras palavras, por que contratar uma consultoria para PPPs? Neste artigo, vamos buscar a resposta para essa pergunta para ajudar você a entender melhor sobre o assunto. Continue com a leitura para saber mais!

Entenda por que contratar uma consultoria para PPPs

As primeiras PPPs no Brasil foram regulamentadas no ano de 2004. Nascia, ali, no país, uma modalidade de contratos a longo prazo que pode ser muito produtiva para diversas indústrias.

Na prática, uma PPP nada mais é do que um contrato com fins organizacionais entre o poder público e um sujeito privado. Através do contrato, o sujeito privado se compromete a prestar um serviço público.

Por que contratar uma consultoria para PPPs

Trata-se, portanto, de um serviço de conexão entre o Estado e a iniciativa privada. Fica claro, então, que esse tipo de parceria carrega muitas implicações legais que criam um cenário complexo; E um cenário de negociação e execução de um projeto com tantas variáveis pode se beneficiar muito de uma consultoria.

Mas como isso ocorre? Quais são as vantagens que um serviço de consultoria oferece para uma parceria público-privada? A seguir, vamos apresentar algumas razões pelas quais é uma boa ideia contar com esse recurso para esse tipo de contrato. Confira!

A elaboração do contrato requer uma supervisão especializada

Como já foi dito anteriormente, PPPs são uma modalidade de contratos a longo prazo. Sendo assim, elas estabelecem parcerias duradouras. Isso adiciona ao nível de complexidade do processo de negociação e elaboração do contrato.

Desse modo, uma supervisão especializada se torna imprescindível. Afinal, muitos elementos abordados em um contrato requerem estudos e análises aprofundados, que podem ser providenciados facilmente através da contratação de um serviço de consultoria.

A elaboração do contrato requer uma supervisão especializada

A consultoria ajuda a agilizar a burocracia

Uma parceria público-privada requer diversos trâmites legais. Isso pode resultar em um grande atraso para a execução do projeto, o que, em um contrato que já é de longo prazo, pode ser muito prejudicial.

Contudo, uma consultoria contratada ajudaria a resolver esse cenário. Uma equipe especializada nessa questão lida melhor com a burocracia envolvida na formação do contrato, o que contribui para uma agilização de todo o processo. Assim, a PPP se torna mais eficiente.

É uma compensação pela falta de uma equipe especializada

É pouco provável que os órgãos envolvidos tenham uma equipe especializada em todas as ramificações legais e práticas de uma parceria público-privada. Por isso, ao invés de sobrecarregar funcionários que não são especialistas nesse assunto, o ideal é contratar uma equipe qualificada, que possa oferecer um serviço de alto nível. Dessa forma, a eficácia do processo é garantida.

Junte-se a uma equipe especializada em PPPs

É uma forma de assegurar a viabilidade financeira

Para concretizar o projeto traçado, é preciso haver viabilidade financeira. E, para a empresa contratada providenciar isso, uma consultoria pode ser grande ajuda. Essa capacidade financeira deve ser comprovada de forma jurídica, e, portanto, vale a pena ter um auxílio especializado para fornecer essas provas.

Contrate uma consultoria financeira para a sua empresa

Agora que você já sabe por que contratar uma consultoria para PPPs, é hora de buscar uma empresa que possa oferecer esse serviço de forma eficiente. E a Lakeshore Partners, uma consultoria financeira e estratégica com foco no setor de infraestrutura brasileiro, e é uma ótima opção. Administrada por executivos com profundo conhecimento do setor de PPPs, a Lakeshore pode fornecer a consultoria que você precisa. Quer saber mais? Visite o site!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.